Dúvidas Frequentes

”Qual

Para se matricular no curso é necessário que o interessado tenha 18 anos completos, ou que o mesmo venha a completar a maioridade até o final do curso.

”Quais

Comissário de voo: Os valores dos cursos podem ser divididos em até 10 vezes.
Piloto Privado e Comercial: Os valores ficam em 1 entrada + 5 vezes nos cartões.
(Banese Card, Master Card e Visa).

”Como

Para atuar no âmbito da Aviação Civil é obrigatório passar pela banca da ANAC. Para isso, são elaboradas provas que avaliam o conhecimento teórico dos profissionais, com o objetivo de certificá-los para o mercado de trabalho.
A aplicação dos exames de conhecimentos teóricos é disponibilizada permanentemente nas seguintes localidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo.

”O

Para fazer a prática do curso (Sobrevivência na Selva, sobrevivência no Mar e Combate ao Fogo para comissários de voo e Aulas Práticas de Instrução para pilotos) o aluno deverá possuir obrigatoriamente o CMA – Certificado Médico Aeronáutico (antigo CCF). Esse certificado é adquirido após fazer uma bateria de exames médicos (que podem ser feitos em qualquer clínica), após os exames prontos, os mesmos devem ser inspecionados por um médico credenciado da ANAC ou Hospital Aeronáutico. Esse CMA também é indispensável para que o aluno possa fazer a prova da ANAC.

A inspeção de saúde também pode ser feita na própria escola periodicamente. Uma equipe médica credenciada vem à Aracaju para realizar a vistoria dos exames e assim emitir o CMA dos alunos.

”Qual

Os alunos do curso de Comissário de voo devem frequentar 75% das aulas teóricas e 100% das aulas práticas. Os alunos dos cursos de Piloto Privado e Comercial devem frequentar 75% das aulas teóricas.

”Caso

Não. O CMA é um requisito obrigatório e de extrema importância para o curso.

”Caso

Você pode refazer a prova da ANAC, cada disciplina perdida deverá ser obrigatoriamente refeita. A prova da ANAC para comissários conta com quatro disciplinas, já a de piloto conta com cinco. Caso o aluno passe em, no mínimo, três disciplinas, ele terá mais uma chance de refazer somente as matérias perdidas. Esse processo requer um novo pagamento, com a emissão de um novo GRU. Caso o aluno seja aprovado em menos de três disciplinas, a prova terá que ser totalmente refeita.

”Qual

A prova da ANAC é realizada no ambiente online, o resultado é conhecido de forma instantânea. Para ser aprovado o aluno deverá acertar no mínimo 70% das questões, o que contabiliza 14 itens dos 20 que compõem o exame de cada disciplina. Lembrando que para Pilotos são cinco disciplinas, para Comissário são quatro.

”Como

Acesse o endereço eletrônico: https://sistemas.anac.gov.br/habilitacao/ListarCriarAgendamento/ResultadoConsultarPublico.do
Clique em solicitar código ANAC.
Preencher todos os campos corretamente e clique em avançar.
Digitalizar e anexar documentos solicitados.
Após anexar os documentos, imprimir a página contendo o número do seu código ANAC.
Clicar em concluir.